5 dicas para chegar no fim do mês no azul

Como manter o equilíbrio das contas.

De acordo com o Serasa, mais de 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes. É fato que a grana anda curta para a maioria das pessoas, mas algumas ações simples podem ajudar você a equilibrar seus gastos e até mesmo a poupar. Confira a seguir: 

:: Inscreva-se no vestibular da Uniessa

1. Organize suas finanças 

A regra do equilíbrio financeiro não poderia ser mais óbvia: você precisa gastar menos do que ganha. Não confie na memória e mantenha uma planilha de receitas e despesas. Você pode anotá-las num caderno, numa planilha ou usar um dos inúmeros aplicativos dedicados a isso. O importante é saber para onde o dinheiro está indo.  

2. Somente o necessário 

Para economizar, você vai precisar cortar seus gastos não essenciais. O cafezinho inocente, aquela blusinha em promoção ou a TV a cabo desligada podem ser grandes vilões a longo prazo. Você não precisa deixar de fazer o que gosta, mas analise suas reais necessidades e corte sem dó o que for supérfluo.  

3. Negocie suas dívidas 

Dívidas não caducam, isso é um mito. Na primeira oportunidade que tiver, tome a iniciativa e renegocie suas dívidas. Com isso, você pode conseguir ótimos descontos e voltar a ter crédito na praça.  

4. Cuidado com o cartão de crédito 

O cartão de crédito pode ser um grande aliado, mas também um grande vilão em bolsos despreparados! Se você se encaixou nesse segundo tipo, melhor não utilizar cartão de crédito por ora. Cheque especial? Não caia nessa furada. Se já caiu, cancele agora e renegocie o saldo. 

5. Invista 

Crie o hábito de guardar um pouquinho todo mês e invista em renda fixa. Você pode começar a partir de R$30,00, o que é menos do que o preço de um sanduíche. No YouTube, há vários canais sobre finanças para iniciantes, como o MePoupe!, EconoMirna e Gustavo Cerbasi.  

Terminar o mês no azul é possível com força de vontade e disciplina. Uma boa educação financeira é necessária, sobretudo, para aqueles que não têm dinheiro sobrando e, portanto, precisam gerir muito bem o que têm! 

Veja mais:
:: Diploma de curso superior aumenta o salário em 162%, segundo pesquisa.
:: Qual curso da Uniessa tem a minha cara? Faça o teste vocacional agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *